sábado, 31 de dezembro de 2011

Vigiai na Oração



Enquanto nesta noite a maior parte dos meus filhos passam as últimas horas do ano mergulhados em diversões, na dissipação e no desperdício, vós, meus filhos prediletos, vigiai comigo no silêncio e na mais intensa oração. Oração de ação de graças, por todas as graças que durante o ano que ora termina, vos foram concedidas pelo Pai, no Espírito Santo, por meio de meu Filho Jesus e através da contínua e incessante intercessão do meu Imaculado Coração. Este mundo está em poder do meu adversário, que o domina com seu espírito de soberba e rebelião, arrastando imenso número de filhos de Deus pelo caminho do prazer, do pecado, da desobediência à lei de Deus, no desprezo da sua Vontade. (...) Nada pode resistir à força do amor misericordioso de Deus, que quer transformar este pobre mundo em nova criação. (...) Prece de impetração, de súplica, para alcançar do Coração misericordioso de Jesus dias de paz e não de aflição, dias de serenidade e não de desventura. (...) Oração reparadora, pois a taça da justiça divina está cheia, mais que cheia, ela transborda! Verificai como o ódio e o pecado se espalham!

Atualmente, uma grande parte dos homens já não observa os dez Mandamentos de Deus. O vosso Deus é publicamente ignorado, negado, ofendido e blasfemado. O dia do Senhor é profanado cada vez mais. 
A cada dia se atenta contra a vida. No mundo, anualmente, dezenas de milhões de criancinhas inocentes são assassinadas no seio de sua mãe e cresce o número de homicídios, violências, roubos e seqüestros. 
A imoralidade se estende como um dilúvio de lama e é propagada pelos meios de comunicação social, especialmente pelo cinema, pela imprensa e pela televisão. Através desta última, penetra em toda família, por meio de uma tática sutil e diabólica de sedução e de corrupção. As vítimas mais desprotegidas são as crianças e os jovens, que Eu contemplo, com preocupada ternura de Mãe.

Somente uma poderosa força de oração e de penitência reparadora poderá salvar o mundo daquilo que a justiça de Deus preparou, ante sua obstinada repulsa a qualquer apelo de emenda. 
Ouvi, ao menos agora, a voz da vossa Mãe do Céu! Necessito de muita oração reparadora e de sofrimento oferecido com fé. Rezai sempre o vosso Rosário. (...)

Trecho da mensagem recebida sob locução interior pelo Dom Stefano Gobbi,
religioso italiano, no dia 31 de dezembro de 1982

31 de dezembro - Itália. Santa Maria Odigitria - Santa Catarina Labouré (+1876)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A vida não é amanhã, a vida é agora


Abbas Poimen era um grande patriarca do quarto século AD. Muitas pessoas o procuravam para obter um conselho. Certa vez, alguém lhe perguntou para quem seria destinada a seguinte expressão: " Não se preocupe com o amanhã". Poimen respondeu: "Isso foi dito a uma pessoa que, por causa de uma provação, ficou desanimada e perguntou, cheia de preocupação. " Por quanto tempo ainda suportarei essa provação? Mas seria melhor que ela pensasse e dissesse, todos os dias: só por hoje! " É uma interpretação peculiar, dada por Poimen à palavra de Jesus. Para ele, não se trata de uma preocupação com a alimentação ou com o vestuário, mas pela manutenção da vida. Conheço muitas pessoas para as quais essas palavras seriam úteis. Elas se preocupam muito se vão conseguir lidar com sua depressão, ou se conseguirão resistir à provação do desespero ou da resignação. Para elas vale o conselho: não se preocupe com o dia de amanhã. Viva agora, neste  momento. Agora você ainda tem força suficiente. Deixe para o dia seguinte o que poderá acontecer amanhã. Ou então deixe-o nas mãos de Deus, que vai apoiá-lo amanhã também.

( Anselm Grün )

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Calma


"Pense bem antes de decidir e depois decida com calma, pois ela já ganha da batalha para nós."
( J.Paul Schmitt )

"Só a fé nos leva a manter a calma digna e confiante".
( Jean Daniélou )

"O sábio, com sua calma, vai corrigindo tudo no mundo."
( Tau-te-King )

A calma é a serenidade de ânimo. O desespero é como a ferrugem. Inicia como mancha imperceptível. Depois, cresce e vai corroendo o que encontra pela frente. O desespero corrói a alma por dentro. No decorrer da vida passamos por muitas experiências que alimentam a nossa angústia. Vivemos em meio a uma realidade que vagueia de desilusão em desilusão. Você não pode mudar o curso dos acontecimentos nem quem foi. Fuja da agitação e do barulho interno e externo, pois a neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes.

Evite as pessoas mal-humoradas e descontentes. Mantenham sempre a calma, a serenidade e a paz. Não se desespere diante de certas situações. Não sofra antecipadamente nem se deixe dominar pela angústia e pela desilusão. Só mantendo a calma é que você conseguirá conquistar a tranqüilidade, a serenidade e a harmonia.

( Antônio Francisco Bohn, Mensagens de vida )

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quando anoitece


O aforista Georg Christoph Lichtenberg um observador dos relacionamentos humanos, comentou certa vez: " Sabe aquele armário das preocupações, o mais sagrado da parte mais interior da alma, que só se abre de noite? Todo mundo tem o seu". Com isso ele quer dizer que muitas pessoas não deixam as preocupações se aproximarem delas durante o dia. Não querem ser perturbadas nos negócios. Querem parecer felizes e sem problemas em relação ao ambiente. Não querem se expor, com suas preocupações pessoais. Mas essas preocupações não se deixam reprimir. À noite elas  ressurgem. Às vezes então as pessoas ficam virando na cama de um lado a outro e não conseguem adormecer. Levam as preocupações para dormir com elas.

Um ditado lituano expressa outra experiência: "A noite é o mata-borrão de muitas preocupações". Quando confio a Deus minhas preocupações, antes de dormir, posso me deitar tranquilo. E na manhã seguinte descobrirei que o sono apagou as preocupações, como um mata-borrão que tornou invisível a mancha de tinta. Aquele que confia no efeito curador do seu sono poderá se livrar das preocupações. Os anjos visitam-no em sonho quando ele dorme. Esses anjos levam suas preocupações embora. Ele não precisa fazer nada, apenas abandonar-se ao sono com suas preocupações. Durante o sono devemos soltar tudo, e ao fazer isso confiamos e nos soltarmos nos braços amorosos de Deus. Então somos levados. E ali as preocupações se apagam.

( Anselm Grün )

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aquiete seu coração


Nada de agitação febril.
Vamos com calma.

Convém perguntar-se sempre:
Por que estou correndo tanto ?
O que é que quero resolver ?
Por que ando apressadamente ?
Será que corro de mim mesmo ?
Será que corro tanto
porque quero muito ao mesmo tempo ?
O que eu quero mesmo, de verdade ?
Qual é o meu desejo mais profundo ?

Ninguém pode ficar sossegado
se não estiver disposto a enfrentar
sua própria realidade.

Aquele que enche suas horas de um montão de
atividades experimenta muitas coisas, mas não vive.
Não sabe o que é viver.

Mesmo que à sua volta reinem a agitação e a intranquilidade,
se você estiver em seu próprio centro, tomará conhecimento
dessa correria, mas não se deixará contaminar por ela.

Enquanto estiver agitado interiormente, você
não será capaz de sentir a energia que flui dentro de você.
Para descobrir a força que está em você, é necessário que esteja calmo.

Primeiramente o interior precisa aquietar-se.
A partir dele, a tranquilidade se estenderá também ao corpo.
Depois de o coração se aquietar, você também agirá com calma,
seus movimentos emanarão da tranquilidade interior e você
participará da tranquilidade criadora de Deus.

Aquele que não sente a felicidade em sua alma
correrá em vão atrás dela, no mundo dos bens e do sucesso.
Nunca possuirá o suficiente, nunca ganhará atenção suficiente,
nunca terá tanto sucesso que possa ser feliz.
A felicidade mora na alma, no interior do ser humano.

Solte-se,
você pode ser como é.
Descanse,
depois poderá seguir o caminho que se propôs trilhar.
Mas por ora aproveite o sossego.
Entre por ora aproveite consigo mesmo.
Nada poderá abalar aquele que estiver em harmonia consigo mesmo.

Quando você está em harmonia consigo mesmo, quando está calmo em seu interior
e em paz consigo mesmo, sentirá qual é a medida certa para você.
E vivendo de acordo com essa medida, sua própria vida se tornará intacta e inteira.
E será uma fonte de bênçãos também para outros.

Depois de ter descoberto o céu
dentro de nós, só precisamos voltar-se para dentro
e já estaremos no céu.
Estaremos num ambiente celestial
e já não teremos necessidade de correr.

O Reino de Deus estará dentro de nós, quando não nos sentirmos mais dilacerados
por nossas paixões e emoções, por nossas necessidades e desejos.



( Anselm Grün )

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Virtude da Prudência


A prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância, nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-lo. " O homem sagaz discerne os seus passos" ( Pr 14,15 ). "Sede prudentes e sóbrios para vos entregardes às orações" (1Pd 4,7 ). A prudência é a "regra certa da ação", escreve Sto. Tomás citando Aristóteles. Não se confunde com a timidez ou o medo, nem com a duplicidade ou a dissimulação. É chamada  "auriga virtutum" ( " cocheiro", isto é, "portadora das virtudes"), porque conduz as outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida. É a prudência que guia imediatamente o juízo da consciência. O homem prudente decide e ordena sua conduta seguindo este juízo. Graças a esta virtude, aplicamos sem erro os princípios morais aos casos particulares e superamos as dúvidas sobre o bem a praticar e o mal a evitar.

( Catecismo da Igreja Católica, 1806 )

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Segredo para a felicidade!








Como ser feliz em meio as provações


No PodCast desta semana André Florêncio aborda um tema muito importante citado no YouCat (Catecismo da Igreja Católica para os jovens) sobre o caminho para a felicidade: como ser feliz em meio a tantas dificuldades e desafios que temos de enfrentar em nosso dia a dia.

Leia o artigo na íntegra aqui
Fonte  www.cancaonova.com 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dance conforme a música do silêncio ( Parte II )


Na casa de sua alma, nesse espaço interior de proteção e de submersão criativa, moram os anjos em sua companhia. Eles o introduzem na leveza do ser, no amor e no prazer de viver. Eles são os seus guias para a verdadeira felicidade.

Justamente quando você tem muito contato com outras pessoas, quando muitos querem algo de você, quando se envolve com eles em diálogos intensos, você precisa do anjo do silêncio, que faz calar em seu interior as inúmeras palavras que ouve todo o dia. No silêncio está sua chance de respirar. No silêncio, é possível livrar-se de tudo aquilo que  lhe foi confiado e que pesa sobre você.

O ser humano que se aproxima em silêncio do mistério do mundo consegue ouvir, em momentos especiais de graça, a canção do mundo, o som das esferas do cosmo. Quando ouve esse som, você fica cheio de uma alegria nunca experimentada, de uma paz interior, de um prazer que nem o emudecimento do mundo lhe consegue tirar.

Quando a estrela do desejo se apaga em nosso coração, já não nos sentimos abrigados nele. Só nos sentimos bem na casa em que mora o mistério. Não se trata de um objetivo longínquo, da orientação em algo alheio ou de um resultado a ser atingido e que nos dê destaque diante dos outros. Esse espaço em que mora o mistério está dentro de nós. É um espaço de silêncio, livre do barulho dos pensamentos ruidosos que nos dominam. Ele está livre das expectativas e dos desejos das pessoas em volta de nós.

Precisamos de um grande silêncio para ouvir a melodia do mundo. Não se trata apenas do vento que sopra fazendo murmurar os campos e as florestas. Não se trata apenas daquilo que posso ouvir com meus ouvidos. Até mesmo a natureza silenciosa canta a beleza do mundo.

Em nossa alma ressoa o som freqüentemente inaudível do cosmo, o som divino de um mundo que, muitas vezes, não nos é acessível. O silêncio é a porta que descerra nosso ouvido interior, para que possa ouvir esse som maravilhoso de nossa alma.

Quando o ser humano se entrega ao silêncio, passa a ouvir os sons que brotam do silêncio de sua alma. São sons que vêm de dentro dele. Cabe ao coração encontrar uma melodia para esses sons que dão o ritmo da dança de sua vida. Seu coração tem essa capacidade de transformar em melodia os sons que ressoam dentro de nós. É a melodia de sua vida. Às vezes surgem sons estridentes dentro de você, e seu coração não consegue transformá-los em melodia para a dança da sua vida.

Estamos em harmonia conosco quando, em vez de dançar segundo a música dos outros, dançamos segundo a nossa melodia interior. Descubra essa melodia interior. Escute o silêncio. Fique atento a tudo que surge dentro de você.

Aproveite o silêncio que seu anjo lhe concede. Procure ouvir aquele Deus que gostaria de preencher seu silêncio com o amor dele.

( Anselm Grün )