quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Consagração ao Espírito Santo


Espírito Santo, amor substancial
do Pai e do Filho.
Amor incriado,
que habitas nas almas justas,
vem sobre mim
com um  novo Pentecostes,
trazendo-me a abundância dos teus dons,
dos teus frutos, da tua graça,
e une-te a mim
qual Esposo dulcíssimo da minha alma.
Eu me consagro totalmente a ti:
invade-me, toma-me, possui-me toda(o).

Sê luz penetrante
que ilumine a minha inteligência,
moção suave que atraia
e dirija a minha vontade,
força sobrenatural
que dê vigor ao meu corpo.
Completa em mim
a tua obra de purificação,
de santificação, de amor.

Torna-me pura, transparente,
simples, verdadeira;
livre, pacífica e suave;
calma, serna (o), mesmo na dor;
ardente de amor para com Deus
e para com o próximo.

( Irmã Carmela do Espírito Santo ( 1903-1949 )

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O ser é mais importante do que o ter e o saber.


Um executivo muito bem-sucedido e informado foi fazer um passeio turístico. Para a travessia de uma à outra margem do rio, alugou uma canoa que era conduzida por um pescador. Durante o percurso, perguntou ao pescador:
-Você sabe ler e escrever ?
-Não, sou analfabeto -respondeu o pescador.
O executivo então lhe disse:
-Você está perdendo parte da sua vida por não saber ler e escrever.
E o pescador continuou o percurso. Mais adiante o executivo fez outra pergunta:
-Você entende de política ?
-Não, senhor, pois nunca pude estudar - respondeu o pescador.
O executivo mais uma vez sentenciou:
-Você está perdendo uma boa parte da vida.
A canoa, continuando seu curso, bateu numa pedra. O pescador perguntou então ao executivo:
-O senhor sabe nadar?
-Não - respondeu ele, desesperado.
O pescador tranquilamente completou:
-Então o senhor vai perder sua vida toda, pois a canoa está afundando.

Atualmente nós no preocupamos muito em estar bem informados, fazer cursos, falar outras línguas. Tudo isso é importante, principalmente no mundo de hoje, cheio de tantas informações, onde as coisas mudam a cada segundo. Mas não podemos nos esquecer do essencial, das coisas simples. De nada adianta sabermos tanto, termos tanto... e não sermos nada. Muitas vezes somos como esse executivo: valorizamos muito o ter e o saber e desprezamos a essência do ser.

( Para que minha vida se transforme, Maria Salette e Wilma Ruggeri )

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Matrimônio, sinal da Aliança de Cristo e da Igreja


Toda a vida cristã traz a marca do amor esponsal de Cristo e da Igreja. Já o Batismo, entrada no Povo de Deus, é um mistério nupcial: é, por assim dizer, o banho das núpcias que precede o banquete de núpcias, a Eucaristia. O Matrimônio cristão se torna, por sua vez, sinal eficaz, sacramento da aliança de Cristo e da Igreja. O Matrimônio entre batizados é um verdadeiro sacramento da nova aliança, pois significa e comunica a graça.

( CIC, 1617 )

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Luz e Sombra


Em suas preces, Jesus falava ao Pai dos homens. E o que ele rezava ?O que pedia Jesus ? Os dons espirituais, as dimensões do reino, a fé dos discípulos. Jesus suplicava ao Pai a unidade dos seus, o crescimento no amor, a libertação dos males do mundo, a fortaleza para as dificuldades. 

Embeba sua vida cristã nesta dimensão de súplica, a exemplo do Mestre. Reze, pedindo pelos que sofrem, pelas vítimas do ódio, da inveja, da maldade, da prepotência. Leve até Deus as grandes necessidades da Igreja e da humanidade, os grandes problemas que desafiam no século, afastando-o da justiça, da fraternidade, do amor.

"As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do homem de hoje, especialmente dos pobres e dos sofredores", são também as nossas. Como discípulos do Senhor, façamos subir ao céu, através da oração, o que é luz e o que é sombra. Em nossa vida. E na caminhada dos irmãos.

( Padre Roque Schneider )

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ser grato por tudo


A gratidão não se apega a nada. Ela exprime uma atitude fundamental que pode ser alimenta por tudo o que acontece. A cada momento posso ser grato, grato por aquilo que me acontece neste instante, que me põe em movimento, que me desafia, que me traz felicidade.

Quem puder lembrar-se vivamente de experiências boas do passado, dispõe de uma fonte quase inesgotável. Quem olhar com gratidão para sua vida, concordará com aquilo que lhe aconteceu. Ele deixará de rebelar-se contra si e seu destino. Atravesse seu dia de hoje ao lado do anjo da gratidão. Você possará a ver tudo numa luz nova. Perceberá que sua vida ganha um novo sabor.

Olhe com gratidão para aquilo que recebeu dos homens que viveram antes de você e para as idéias que outros trazem  a este mundo. Coisas novas também querem aparecer por meio de você. Deus  é o eternamente novo. Ele constituiu um novo início também em você. Por seu intermédio, ele quer trazer novas palavras, novos pensamentos, novas soluções para esse mundo. Dê uma nova forma à sua vida, de acordo com a confiança que o Deus eternamente novo deposita em você.

Nem o infortúnio é capaz de expulsar a alegria daquele que consegue mostrar-se grato mesmo quando as coisas não lhe agradam. A gratidão o ensinará que mesmo aquilo que atrapalha os seus planos pode abrir novas portas que dão acesso a espaços amplos e a caminhos maravilhosos inopinados.

Não se compare com os outros. Agradeça a Deus o que ele lhe deu e o que continua oferecendo-lhe a cada momento. Em vez de olhar para os outros, procure ver a sua própria situação.Permaneça em si mesmo, esteja simplesmente presente. É esta a condição necessária para encontrar sossego: estar aí, em harmonia consigo próprio, aproveitando em paz o momento presente. 

Ao agradecer ao outro, você aprende simultaneamente a amá-lo. E assim sua gratidão se transforma em bênção para o outro.

( Anselm Grün )