sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Rir ou chorar


Nas tradições orientais encontramos a ideia de que o tempo da nossa vida nos é dado como uma missão a cumprir. No zen-budismo existem sabedorias semelhantes à filosofia estoica. Uma delas diz o seguinte: " O tempo que gastamos para chorar ou rir é o mesmo". Os grandes mestres espirituais estão de acordo com isso: nós somos responsáveis pelo humor com que passamos nosso tempo, com medo ou confiança, com alegria ou tristeza, com preocupação ou confiança. Nesse caso também tudo depende da interpretação que damos à vida. Se enxergarmos tudo de forma negativa, passaremos nosso tempo chorando. Se nos preocupa demais o fato das ilusões que temos sobre a nossa vida estarem de acordo ou não, a vida se tornará muito difícil. Nunca teremos a certeza de que nossos desejos vão se realizar. Mas se acreditarmos, com muita confiança, que a vida é boa tal como é, que ela pode ser como a vivenciamos, poderemos usufruir cada momento.

( Anselm Grün )

domingo, 22 de setembro de 2013

Oração e ação


A oração não é um substituto da ação, e sim o seu fundamento. É impossível pensar num apóstolo que não reze. E se existisse e parecesse realizar algo, não seria por seus  esforços mesquinhos, mas pela oração dos outros.
Exijo ação, mas firmemente baseada na oração. Quanto mais levares uma vida de oração, mais frutuoso será teu trabalho. Oração e ação assemelham-se  a um iceberg. Um nono da massa gelada acima da água seria a ação e o restante, oculto sob a água, seria a oração.
Sê, pois, meu apóstolo, em primeiro lugar pela oração e, depois, pela ação. Trabalha seriamente, mas reza com mais seriedade ainda.

( Trecho extraído do Livro, Cristo minha vida )