segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Não dar atenção


Seja uma pessoa séria, consciente, responsável. Alegre, serena e leal. Mas não se fixe demasiadamente sobre si mesmo. A autoanálise exaustiva faz mal, nos adoece e intraquiliza. E muitas vezes revela traços de puro egoísmo, orgulho, vaidade.
Para você não ficar a vida inteira dobrado narcisisticamente sobre si mesmo, absorva-se em trabalhos, projetos e hobbies que lhe agradam, dos quais você gosta. Concentrar-se sadiamente em algo que nos interessa é bom remédio, terapia salutar.
Os tímidos e angustiados, os medrosos e os exageradamente preocupados costumam ser introvertidos. A cura está na extroversão, que faz esquecer o problema, ao menos por algum tempo. Distrair-se, mudar o enfoque, desconversar, é o segredo de  muitas vitórias.

( Padre Roque Schneider )

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Autores humanos da Sagrada Escritura inspirados por Deus


Deus inspirou os autores dos livros sagrados.
"Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo ele próprio neles e por meio deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que ele  próprio queria.

Os livros inspirados ensinam a verdade. Portanto, já que tudo o que os autores inspirados ( ou hagiógrafos ) afirmam deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, deve-se professar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus em vista de nossa salvação quis que fosse consignada nas Sagradas Escrituras.

( Catecismo da Igreja Católica, 106-107 )