sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sonho e verdade



Sonhar é bom, enquanto nos incentiva e impulsiona para frente. Nem Deus proíbe a gente de sonhar. Sonhar ajuda. O grão de trigo morre contente, porque já preliba a ressurreição posterior.
Todas as obras marcantes e imorredouras nasceram de um sonho grande ou pequeno. O mar existe por força dos riachos sonhadores. Um belo edifício foi maquete, primeiro.
Com sonhos e projetos dançando na mente, o artista inicia sua tarefa. Inventa agora. E executa depois. E sente-se feliz, realizado, ao completar seu trabalho.
O sonho é gestação: aborta ou dá vida, conduz à morte ou propicia nascimento. Dá frutos ou definha na esterilidade. Liberta ou escraviza. A frase é de Cristo: " A verdade vos libertará".
Sonhar é terapêutico, necessidade psicológica. Sonho bom, válido e útil é sempre portador de verdades, caminhos e vida.
A monotonia do cotidiano sem relevo pede evasão de tempos em tempos. O arco, sempre retesado, facilmente quebra. Seriedade constante rebenta qualquer indivíduo.
Píndaro tinha razão: " O homem é um sonho e uma sombra". O sonho de um lugar ao sol. O sonho de enriquecer-se. O sonho da vitória, do prestígio, de um amanhã menos áspero. O anseio da tarefa bem feita. O esforço de não machucar ninguém. O sonho de juventude eterna. Tudo muito justo e abençoado, enquanto não nos acostumarmos definitivamente a buscar no mundo dos sonhos o que recusamos conquistar na vida real.

No fundo de cada sonho bom, uma esperança rebrilha.

( Padre Roque Schneider )


Nenhum comentário:

Postar um comentário