domingo, 12 de junho de 2011

Ficar Cheio do Espírito Santo






Sinto-me ainda mais feliz por poder conversar com você, mais uma vez, sobre a Pessoa maravilhosa do Espírito Santo. Hoje desejo falar-lhe da maravilha de poder ficar cheio do Espírito Santo.

Parece-me que você já quer perguntar. Então estamos vazios do Espírito Santo?
Sim. Nascemos vazios...porque nascemos pagãos. Recebemos o Espírito Santo no dia do nosso batismo. Quando Ele veio ao nosso coração, éramos crianças. Não sabíamos o que estava acontecendo. Portanto, não lhe fizemos uma aceitação consciente nem pudemos colaborar com Ele para começar a ficar cheios de Sua presença, bem como para receber a força de Sua ação. Isso não quer dizer que de nada adiantou recebê-lo. Pelo contrário. Com certeza o Espírito divino agiu muito em nossa vida, quer quando éramos crianças, quer em toda a nossa vida.

O evangelista São Lucas fala claramente de pessoas que ficaram cheias do Espírito Santo. Afirma que, no encontro com Nossa Senhora, " Isabel ficou cheia do Espírito Santo " ( Lc 1,41b ) e por isso explodiu em profecias e proclamações jubilosas sobre o que estava acontecendo com Maria, grávida de Jesus (cf. v. 39-45 ). Lucas fala que Zacarias, esposo de Isabel, também "ficou cheio do Espírito Santo " (v.67) e proclamou em hino solene as maravilhas de Deus em sua família e no seu povo. Lucas afirma por duas vezes que Jesus também ficou "cheio do Espírito Santo " ( 4,1a; cf.v.14). E, a partir desse fato, o Espírito conduziu Jesus para Sua vida pública,para o anúncio e realização do reino de Deus. Lucas escreve ainda que, no Pentecostes, os apóstolos e discípulos de Jesus " ficaram todos cheios do Espírito Santo " ( At 2, 4a ). Eles nunca mais foram as mesmas pessoas. O Espírito os transformou em novas criaturas.
Mas o que é ficar cheio do Espírito Santo ?
Ficar cheio do Espírito Santo é ser possuído por Sua presença e por Suas manifestações em todo o nosso ser: espiritual, psíquico, emocional e físico.

( Pe.Alírio José Pedrini, SCJ )
Extraído do seu livro ( Conversas sobre o Espírito Santo, Editora Raboni )

Nenhum comentário:

Postar um comentário