quarta-feira, 9 de novembro de 2011

As fontes de sua força


Hoje muitos têm a sensação de que a fonte que alimenta sua vida ficou turva. Perdeu sua energia renovadora. Ou ela ficou turvada em conseqüência de atitudes que não fazem bem à alma, ou em virtude de emoções que, de fora, sujam essa fonte originalmente pura. É o momento em que muitas pessoas sentem saudade de uma clareza que refresca.

Quando a gasolina do tanque está no fim, podemos reabastecer o carro nos postos das companhias petrolíferas, desde que paguemos o preço. As baterias também podem ser recarregadas. Mas nós seres humanos não somos máquinas.

Depende das fontes das quais haurimos se a nossa vida vai dar certo ou não. Se não avançarmos até o fundo, encontraremos apenas água turva. Se quisermos ter água clara e saudável, não poderemos ficar na superfície. É necessário avançar até aquelas fontes que realmente nos refrescam, que fecundam a nossa vida e purificam a turvação dentro de nós.

Quem haurir das fontes do Espírito Santo irradiará leveza, fecundidade e vitalidade. Para descobrir essa fonte pura dentro de nós, precisamos enfrentar primeiro as fontes turvas. Atravessando estas, podemos penetrar até às fontes claras que brotam no fundo de nossa alma.

O sentido que dou à vida como um todo e a cada situação em particular me dá força, me fecunda e me refresca. Quando não percebo o sentido das coisas, perco também o contato com essa fonte. Vagueando sem objetivo, perco de vista as possibilidades de renovação que nascem diante de meus pés.

O esgotamento é um sinal de que deixamos de viver da energia interior para substituí-la pela água de fontes turvas. Quem dá aos outros porque ele próprio precisa de atenção, esgota rapidamente as suas reservas.

No fim das contas não é tão importante o que os outros querem. Preciso sentir dentro de mim o que é certo para mim. Entrando em contato comigo mesmo, chegarei também aos meus recursos interiores.

Descubro minha fonte pessoal quando me pergunto: de onde eu tirava minha força quando era criança? Onde minha energia fluía mais ? Com que podia brincar durante horas sem me cansar ? Recordando essas situações, consigo restabelecer o contato com minha própria força.

Quando haurimos de nossa clara fonte interior, podemos trabalhar muito e bem. E o faremos com nova alegria e energia. A própria fonte inunda o nosso corpo e a nossa alma com um novo frescor. E isso faz com que a nossa ação seja bem-sucedida.

A sua vida será fecunda se você viver a partir da fonte interior. Não se deixe pressionar por exigências. Você não precisa provar nada. O que importa é entrar em contato com a fonte interior de sua vida.

( Anselm Grün )


Nenhum comentário:

Postar um comentário