quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Divina Providência


A criação tem sua bondade e sua perfeição próprias, mas não sai completamente acabada das mãos do Criador. Ela é criada "em estado de caminhada" ( " in statu viae" ) para uma perfeição última a ser ainda atingida, para a qual Deus a destinou. Chamamos de divina providência as disposições pelas quais Deus conduz sua criação para esta perfeição: 

Deus conserva e governa com sua providência tudo o que criou; ela se estende " com vigor de um extremo ao outro e governa o universo com suavidade" ( Sb 8,1 ). Pois "tudo esta nu e descoberto aos seus olhos" ( Hb 4,13 ), mesmo os atos dependentes da ação livre das criaturas.

O testemunho da Escritura é unânime: a solicitude da divina providência é concreta e direta, torna cuidado de tudo, desde as mínimas coisas até os grandes acontecimentos do mundo e da história. Com vigor, os livros sagrados afirmam a soberania absoluta de Deus no curso dos acontecimentos: " O nosso Deus está no céu e faz tudo o que deseja" ( Sl 115,3 ); e de Cristo se diz: " O que abre e ninguém mais fecha, e, fechando, ninguém mais abre" ( Ap 3,7 ). " Muitos são os projetos do coração humano, mas é o desígnio do Senhor que permanece firme" ( Pr 19,21 ).

Assim vemos o Espírito Santo, autor da Escritura, atribuir muitas vezes ações a Deus, sem mencionar causas segundas. Esta não é uma "maneira de falar" primitiva, mas uma forma profunda de lembrar o primado de Deus e o seu senhorio absoluto sobre a história e o mundo e de assim educar para a confiança nele. A oração dos Salmos é a grande escola desta confiança. 

Jesus pede uma entrega filial à providência do Pai Celeste, que cuida das mínimas necessidades de seus filhos: "Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber?... Vosso Pai celeste sabe que tendes o necessidades de todas essas coisas. Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" ( Mt 6,31-33 )

( Catecismo Igreja católica, 302,303,304 ) 

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