domingo, 26 de setembro de 2010

Perdendo os limites da ambição




A ambição desmedida, sem limites, só pode conduzir pessoas e empresas ao desastre. A ambição desmedida, irmã gêmea da ganância e da inveja, tem sido a razão do insucesso de inúmeras empresas e do descrédito de muitos profissionais.
O filósofo inglês Francis Bacon ( 1561-1626 )em seus " Ensaios - Da Ambição", dizia que "A ambição é como a bílis,humor que torna os homens ativos ardentes, cheios de alegria e movimentados" mas se não houver limites "começa a ser maligna e venenosa".Os homens ambiciosos,dizia ele, encontram caminhos abertos para a sua ascensão e continuam a progredir, "são mais negociosos do que perigosos", mas se forem contrariados nos seus desejos, "tornam-se secretamente descontentes,e projetam mau-olhado sobre os homens e sobre as coisas; alegram-se apenas quando as coisas correm mal,o que é a pior condição no servidor de um príncipe ou de uma repúplica. "
A ambição, portanto, tem duas faces : a boa, positiva, que nos leva à acão, à concretização de nossos objetivos, a combater a preguiça e a face negativa que, como dizia do ambicioso o filósofo alemão Nietzsche ( 1844-1900 ), " considera todo aquele que encontra no seu caminho ou como um meio ou como impedimento" para realizar seus desejos ( in "Para Além do Bem e do Mal").
E o vírus da ambição não ataca somente grandes homens,grandes empresários, pessoas ricas e afortunadas. Esse vírus pode atacar qualquer pessoa, homens e mulheres e por isso é preciso cuidar para não deixar-se contaminar.
Nesta semana, gostaria que você fizesse um exame de consciência sobre como estão os limites de sua ambição. Você utiliza a ambição como uma forma positiva e ética de crescer, ser feliz e fazer os outros felizes ou sua ambição é desmedida, sem ética, chegando à ganância que, com certeza, o levará ao fracasso, mais cedo ou mais tarde? Cuide para nunca perder os limites da ambição.
Pense nisso. Sucesso !

ANTHROPOS MOTIVATION & SUCECESSmotivação@anthropos.com.br
www.anthropos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário