terça-feira, 30 de agosto de 2011

A única oração



Um caminho importante para entrarmos em sintonia conosco é a gratidão. Mestre Eckhart escreve. "Quando a única oração que você faz em toda a sua vida é: 'Eu lhe agradeço', ela seria suficiente". Muitas pessoas pedem a Deus que as torne fortes e saudáveis e mais bem-sucedidas. Elas só conseguirão se aceitar quando forem como imaginaram. Para isso elas recorrem a Deus. Mestre Eckhart acha que a oração mais profunda é o agradecimento. Ele nem nos diz por que devemos agradecer. O simples "eu agradeço" é suficiente. É o que eu posso dizer sempre, em todos os lugares. Quando consigo alguma coisa, eu digo: "Eu agradeço". Quando não consigo alguma coisa, fica mais difícil para eu fazer essa oração. Porém, se mesmo assim eu conseguir pronunciá-la, vivenciarei o acontecimento de outra forma. No meio do fracasso, continuo em paz comigo mesmo. Então eu digo: Eu agradeço por estar livre das minhas ilusões. Eu agradeço por estar nas boas mãos de Deus, aconteça o que acontecer.

( Anselm Grün )

domingo, 28 de agosto de 2011

Evangelho (Mateus 16,21-27)

Domingo, 28 de Agosto de 2011
22º Domingo do Tempo Comum

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As eternas insatisfações



"Nunca estamos contentes onde estamos", disse o guarda-chaves. "Só as crianças sabem o que procuram", disse o principezinho.
( Exupéry)

Se de fato soubéssemos o que estamos procurando, o que estamos querendo da vida, não seríamos tão insatisfeitos.

Uma eterna insatisfação mora dentro de nós. Nasceu conosco, conosco vai morrer. Ela cresce, à medida que a criança morre em nós.

A ingenuidade e a pureza que caracterizam tão profundamente a vida de uma criança são a fonte da paz e do equilíbrio para qualquer adulto. E quando deixamos de valorizar estes sólidos princípios--sólidos, contra toda lógica das pessoas grandes - acontece o inevitável: sentimo-nos terrivelmente vazios, de repente, sem nada nas mãos, sem ponto de apoio, sem rumo certo...

Ah ! se a terra pudesse saciá-lo, coração! Ela seria pequena para todos os seus desejos, para todas as ambições que martirizam você ! Nada mais confortador que ver mais longe...
Saber que os horizontes não são apenas aqueles que eu vislumbro. Saber que há outras realidades, mais estáveis e valiosas, pelas quais se luta, no derradeiro esforço de cada dia.

Nossos critérios de felicidade devem ser revistos, meu coração!
Desconfio que estou sendo iludido e que "meus olhos são muito cego". Está na hora de "buscar com o coração", se eu não quiser errar o caminho.

Agora, por exemplo, eu poderia ir até o jardim e contemplar uma flor... Garanto-lhe, meu coração, que haveria um sorriso em meus lábios e eu conheceria novamente o gosto da felicidade.

Já sei: a criança gostava de flores. Creio que ela está voltando...



( Carlos Afonso Schmitt ) Um coração vê mais longe que os olhos.

domingo, 21 de agosto de 2011

Solenidade da Assunção da Virgem Maria

Domingo, 21 de Agosto de 2011
Assunção de Nossa Senhora

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

JMJ 2011: Corações alimentados pela Fé

Confira este clipe do terceiro dia da Jornada mundial da Juventude 2011, mostrando que os jovens tem seus corações alimentados pela Fé.


( Fonte webtvcn )

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Família Cristã



Uma revelação e atuação específica da comunhão eclesial é constituída pela família cristã, que também, por isso, se pode e deve chamar igreja doméstica. É uma comunidade de fé, de esperança e de caridade; na Igreja ela tem uma importância singular, como se vê no Novo testamento.

A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai. Ela é chamada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo. A oração cotidiana e a leitura da Palavra de Deus fortificam nela a caridade. A família cristã é evangelizadora e missionária.

As relações dentro da família acarretam uma afinidade de sentimentos, de afetos e de interesses, afinidade essa que provém sobretudo do respeito mútuo entre as pessoas. A família é uma comunidade privilegiada, chamada a realizar "uma carinhosa abertura recíproca de alma entre os cônjuges e também uma atenta cooperação dos pais na educação dos filhos ".

( Catecismo da Igreja católica, 2204-2206 )

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os jovens são a esperança viva na Igreja", ressalta Dom Antonio - 16/08/11


Santa Missa de abertura da XXVI Jornada Mundial, apresentado pela TV Canção Nova no dia 16/08/11.

Seu desejo é a sua medida



Somos aves de arribação. Nosso ninho é um ninho temporário. Estamos a caminho de uma outra terra. Somos aves de arribação, não somos sedentários. Somos aves de arribação que estão à procura "de uma outra terra". E voamos em direção a essa terra, cheios de saudade.


A saudade não nos prende. Ela amplia nosso coração e nos faz respirar livremente. Ela empresta à nossa vida sua dignidade humana.


A vida verdadeira está lá onde está a saudade. Você precisa enfrentar seu desejo para encontrar a pista da vida e descobrir sua própria vitalidade.


Os desejos nos mantêm vivos. É verdade que existem pessoas felizes sem desejos. O risco consiste em ficar contente antes do tempo com o que se alcançou. Os desejos que queremos ver realizados logo ultrapassam o fútil, porque visam a verdadeira felicidade que jamais alcançaremos nessa vida, pois ela nos aguarda só na plenitude.


As pessoas que conseguiram tudo o que desejavam experimentam freqüentemente uma sensação de vazio interior. Aumenta, então, o desejo de algo bem diferente. Mas nenhum bem da terra, nenhum sucesso, nenhuma pessoa amada conseguirá jamais satisfazer esse nosso desassossego interior. Só descansaremos quando tivermos encontrado aquela fonte interior que nunca se esgota, aquele lar seguro do qual nada nos poderá expulsar e aquele amor que nunca se desfará entre nossos dedos.


Não se contente com o mundo como ele é. Aceite o desafio de abrir as portas, de transpor os limites, de alcançar uma vastidão maior.


A saudade o põe em contato consigo próprio. Quando sentir a sua saudade, você estará dentro de seu coração. Nesse momento, as expectativas dos outros já não terão poder sobre você. A saudade o preserva de reagir com resignação às decepções de sua vida. Pelo contrário, a decepção manterá viva a sua saudade.


Aquilo que transforma esse mundo só pode ter sua origem em alguém que esteja em contato com os sonhos da vida. Só aquele que ainda sonha pode mudar esse mundo. Somos mais do que esse corpo envolvido por nossa pele. Dentro de nós estão os sonhos que podem ampliar o próprio coração e pôr em movimento esse mundo.

( Anselm Grün )

domingo, 14 de agosto de 2011

Giovani di Terra Santa verso Madrid


Tudo e 'pronto, o destino ...: Madrid Aqui estão os jovens que participam do Santo Dia da Juventude Terra 26 World! "Será cerca de 550 da diocese da Terra Santa de três países (Jordânia, Israel e Palestina) e de pertença. a todos os rituais católicos (especialmente os maronitas latino-grego, mas também católicos e), incluindo duas dezenas de jovens na comunidade católica de língua hebraica. Um novo encontro com Bento XVI, após sua visita memorável aqui em 2009 ... "É a primeira vez que nós, jovens participar desta reunião em Ramallah. Estamos muito animado, de modo a conhecer novas pessoas. Acima de tudo, vamos pedir ao Papa que Senhor nos abençoe em nossa jornada, pedindo-lhe para ser capaz de levar aos outros a mensagem da Palestina, a Terra Santa. " Meses de espera e reuniões, ajuda com a preparação da JMJ em árabe. Em árabe também o hino da Jornada Mundial da Juventude. Com eles, haverá "o Dom Bispo. Marcuzzo, a organização responsável para a Terra Santa, que destaca porquê "e" presença significativa desses jovens para Madrid cristiani.SE Patriarcal Dom Giacinto MARCUZZOVicario para Israel - Diocese de Jerusalém "Primeiro de tudo porque" os jovens na Terra de Jesus, a Igreja Matriz primeira da Terra de Jerusalém, a Terra dos primeiros homens jovens que seguiram a Jesus "... De acordo com o que eles representam the News ', representam uma terra que está à procura de justiça, paz, em um contexto muito difícil, onde na verdade os jovens e "... deve ser muito envolvidos para compartilhar seus testemunhos de jovens que tentam fazer a paz e justiça e, ao mesmo ... tempo devem ser encorajados a pedir explicações e soluções para estes e talvez os seus problemas ... "Departures separar os árabes israelenses (para eles na reunião paróquia em Haifa Latina) e jovens palestinos nos territórios da Jordânia, mas que vai deixar ... e que é aqui reunidos em Jericó, na paróquia do Bom Pastor. A 'pouco de preocupação (com a esperança de que tudo corra bem para cruzar a fronteira!) Uma oração antes do início ea bênção do pároco franciscano. Entusiasmo e excitação, especialmente para o grupo mais "jovem! E este ano, todos (os árabes israelenses e árabes dos territórios), apenas sob a mesma bandeira, a bandeira da Terra Santa, chamado para a ocasião" a bandeira de Jerusalém "! SE Patriarcal Dom Giacinto MARCUZZOVicario para Israel - Diocese de Jerusalém "... nós vamos com a bandeira de Jerusalém, para evitar questões políticas (porque temos bandeiras diferentes), para mostrar a unidade" deste grupo de jovens juntos "da diocese, o 'unidos' na Terra Santa de Jerusalém com a bandeira ... mas vá em Paris em 97 não tinham medo de se qualificar como tal foram também pertencentes a este ou aquele país, porque estávamos em um momento de serenidade ", Oslo, pesquisar o novo Oriente Médio e isso é bastante óbvio em jovens ... "Os jovens chamados a ser, de acordo com o tema deste Dia," thabituna fil-Imam ", firmes na fé ... IF Patriarcal Dom Giacinto MARCUZZOVicario para Israel - Diocese de Jerusalém "Aquilo que é" tão cara ao Santo Padre: a necessidade de ter certeza e tentar evitar o relativismo que mata o homem moderno é ... "precisamos de certeza e ponto sobre o qual é o Santo Padre e 'verdade para nós aqui: costumamos dizer que estes problemas afectam a Europa - e' verdade - mas não aqui, onde temos um ateu verdade, estes são certezas ... Não, aqui nós que os jovens precisam voltar a alguma certeza que eu teria perdido, e especialmente em Israel, onde há "uma atmosfera na qual o jovem se sente perdido, se não" se ele não seguiu os pontos de referência seguro ... "" Como jovens da Terra Santa - então diz-nos, Mughannam - trazemos alegria em Madrid Encarnação e da Ressurreição, que teve lugar aqui para todo o mundo ... mas, por sua vez também queremos enriquecer este inocntro ... e levar a "um pouco" luz para a nossa região, e uma fé maior e um maior entusiasmo para ajudar-nos também de ficar aqui nesta terra ... "

[Fonte h2onews ]

Evangelho (Mateus 15,21-28)

Domingo, 14 de Agosto de 2011
20º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 21Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia.
22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!”23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde esse momento sua filha ficou curada.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Estar aberto ao milagre




No final das contas, a felicidade é sempre um presente que recebemos. A felicidade é sempre um milagre. Os milagres simplesmente acontecem. Eles nos pegam de surpresa. Os milagres surgem do nada. E eles sempre vêm do céu. Eles caem sobre nós. Apenas podemos abrir as mãos para que o milagre não caia no vazio.


Quanto mais insistirmos em querer a felicidade, menos a alcançaremos. Não posso planejar conscientemente à felicidade. Serei feliz quando algo der certo para mim, quando experimentar algo que me toca profundamente, quando amar. Posso, isso sim, optar pelo amor.




Muitos querem possuir a felicidade como se tivessem um direito a ela, esquecendo-se de que a felicidade só pode ser recebida como um presente. Só quando permito que me seja dada como presente, a felicidade me encherá de alegria. Se não for assim, pode até ser que eu conheça um grande número de pessoas valiosas, mas a sua proximidade não me dará alegria. Posso ter uma grande quantidade de bens, mas eles não me farão feliz.


A alegria e a surpresa são irmãs. Quando reajo com criatividade àquilo que atrapalha minhas intenções, tenho a sensação de que está bem como está.


Quem planeja a vida nos mínimos detalhes, de modo que tudo corra conforme o previsto, pode até sentir certa satisfação. Mas a verdadeira alegria surge no momento em que acontece algo imprevisível, quando um amigo nos liga depois de um longo silêncio, quando o sol passa de repente pela neblina, quando um problema se resolve por si, quando chega uma notícia boa.


Há vezes em que alegria nos surpreende. Sem que possamos interferir, ela procura alcançar-nos. O importante é que nos deixemos alcançar, que estejamos abertos para a surpresa divina.


Gostaríamos de ter uma vida bem ordenada. Por isso, precisamos de humor para aceitar a vida como ela se nos oferece: caótica, imprevisível, sempre atravessando os nossos planos.


A vida é sempre um risco. Há um risco em todo encontro, porque preciso sair de dentro de mim. Quando tomo uma decisão, nunca posso saber de antemão qual vai ser o resultado final. Mas aquele que nunca se decide, que procura sempre ter garantias, verá a vida passar. E quem se recusa a viver, verá sua alma definhando no marasmo.


Quem recua diante do desconhecido nunca estará à altura de sua própria força. Quem se limita a cumprir as normas nunca será feliz. Certamente, levará uma vida cômoda, mas tediosa.


Só o horizonte amplo nos permite ver o novo, e só essa abertura tornará livre nosso espírito.

( Anselm Grün )



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saborear o Amor

sábado, 6 de agosto de 2011

Evangelho (Mateus 14,22-33)

Domingo, 7 de Agosto de 2011
19º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões.
23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?”32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Em harmonia e conciliando consigo próprio



Amar-se a si próprio significa: ame-se assim como você ficou.
Esta é a chave da felicidade: amar-se a sim mesmo em sua própria limitação e amar
também aos outros com as suas limitações.
Nunca poderemos eliminar completamente os nossos lados sombrios. Mas podemos
aprender a lidar com eles de outra maneira.
Quando somos amargos, irradiamos amargura. Quando a escuridão está em nós, o mundo
ao redor de nós se escurece. A sua missão consiste em tornar o mundo mais claro.
Quando você consegue estar em perfeita harmonia consigo mesmo, aceitando com gratidão as capacidades que Deus lhe deu, mas agradecendo também os limites de que você se dá conta, nesse
momento você sente a verdadeira felicidade. Mais ainda: você pode dizer de si mesmo que é feliz. Está bom como está.

( Anselm Grün )