sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um acordo com a vida


Não precisamos ser gratos só pelas gentilezas e os lados agradáveis da vida. Quando olho para trás sinto-me pleno de gratidão também pelos tempos difíceis, dos quais eu não via saída. Hoje, quando olho para trás, reconheço que minha vida não teria dado esses frutos se toda ela tivesse transcorrido sem dificuldades. Talvez então eu tivesse permanecido como um eterno aluno exemplar, egoísta e esforçado, mas apenas determinado pela razão e a vontade, sem uma profundidade de alma. Justamente quando olho para trás, para os tempos de insegurança, consigo reconhecer com gratidão que Deus me guiou, que Ele escolheu para mim o que era certo. As crises me ligaram ao meu coração. Para mim, sentir gratidão é estar em acordo com a minha vida, estar em sintonia com aquela pessoa que me tornei. E, para mim, sentir gratidão quer dizer sentir e reconhecer uma paz profunda. 

Tudo está bom como está. Mas essa gratidão também é marcada pela postura da humildade. Eu sei que não posso ter ilusões sobre o que aconteceu. As coisas poderiam ter vindo diferentes.Deus me permitiu vivenciar apenas escuridão e tanto caos quanto eu poderia suportar. Ele nunca me exigiu nada nem me testou para além das minhas forças. Portanto, a gratidão também me preserva do orgulho e me protege da ilusão sobre minhas próprias realizações ou minhas capacidades. Eu sei que tudo isso é um presente, um presente de Deus, mas também das pessoas a quem tenho muito a agradecer. Com elas eu aprendi a confiar na vida, e a ver Deus em tudo.

( Anselm Grün )

Nenhum comentário:

Postar um comentário