terça-feira, 26 de julho de 2011

A grande jogada



Nenhuma vida transcorre apenas de acordo com nossos desejos, ou exatamente segundo os planos que idealizamos. E sempre constatamos que: não temos tudo em nossas mãos, por mais que nos esforcemos para isso. Existem fases na vida nas quais os problemas chegam a nos oprimir, e apesar de todos os nossos esforços não vemos soluções. Isso existiu em todos os tempos. Afinal, a nossa vida é assim. A Bíblia também fala a esse respeito - também nos dá uma indicação de como lidar com isso. " Jogue suas preocupações para o Senhor. Ele o manterá aprumado !" é o que diz o SL 55,23. O salmista acredita que temos muitas preocupações, mas ele não duvida dessa realidade citada pelo salmo. Sua recomendação é que não devemos ficar girando ao redor das nossas preocupações, devemos jogá-las sobre o Senhor. É uma bela imagem. Não devemos simplesmente descartar as preocupações ou jogá-las fora, mas jogá-las diretamente para Deus. Devemos jogar sobre Deus, literalmente, todas as nossas preocupações. Nesse ato de jogar estão implícitas duas coisas: agressão, mas também libertação. Quando jogo uma pedra com muita força, eu me sinto mais livre. É assim - diz o salmista- que eu devo olhar para as minhas preocupações, e depois jogá-las sobre Deus. A recompensa desse gesto é que depois consigo ficar de pé com mais aprumo. O próprio Deus me mantém aprumado. Eu adquiro uma nova capacidade de me manter em pé. Que se preocupa demais não consegue permanecer de pé tranquilamente. Fica sempre inquieto, sempre mudando de lugar. E quando consegue parar, fica dando voltas. A libertação das preocupações é uma condição essencial para a pessoa se manter de pé, aprumada, manter-se consigo mesma e aguentar as coisas.

( Anselm Grün )

Nenhum comentário:

Postar um comentário