sábado, 9 de julho de 2011

Teologia popular



Numa reunião com um grupo de camponeses, lancei a pergunta: " Afinal, quem é Deus na vida de cada um de vocês ?
Um a um foram dando sua opinião. O último a falar foi o Severino, um velhinho simpático e arqueado pelos anos. Do fundo da sua idade, do alto de sua sapiência vivida, o Severino filosofou:
Deus é meu chão... Se eu caminho na vida, é porque Ele me dá segurança. Neste chão, que é Deus, construo meu trabalho, minha família. Neste chão, que é Deus, enterro o lixinho da minha vida: os lados negativos, meus defeitos, minhas fraquezas humanas. E Deus, que é Pai, transforma tudo em fruto, alimento e flores. Caminho tranquilo e sou um homem feliz... realizado...porque Deus é meu chão !
A sabedoria está com os pobres e humildes, tantas vezes. Idem o bom senso, a teologia popular.

( Padre Roque Schneider )

Nenhum comentário:

Postar um comentário