terça-feira, 3 de abril de 2012

Metamorfoses



"Trate de ser feliz"

Estamos passando de planeta em planeta, todos minúsculos, ouvindo o Príncipe pequeno e sábio. Hoje, ele nos diz:
-" É preciso que eu suporte duas ou três larvas, se quiser um dia contemplar as borboletas".

Não é que uns bichos tão pesados e repugnantes como as larvas, ficam tão bonitos e leves quando se tornam borboletas?
Pois também a vida humana tem a sua metamorfose, a sua lenta transformação. Somos tão pequeninos na barriga da mamãe, crescendo durante nove meses. Tão fracos no colo dela, sugando do seu leite sadio. Agitados na fase escolar. Atrevidos na adolescência e mocidade. Orgulhosos na idade madura. Cansados, porém mestres experientes, na velhice. Quanta mudança !

-"Mudam os tempos, e nós com eles", dizia Lotário I, sobrinho de Carlos Magno.
Mas, o importante é mudar como as larvas: sempre para melhor. Deixando as poucas coisas que enfeiam a vida. E mostrando, cada vez mais, a seda brilhante que existe dentro do casulo. A maravilha das borboletas que aos poucos se revela.

No fundo de um coração humano, por mais perverso que posso aparecer, bate sempre o coração de Deus. Porque ninguém nasce criminoso. E todo bandido, um dia foi criança também. E ele pode, se tiver alguma ajuda, voltar a ser de novo aquilo que toda pessoa gostaria de ser a vida inteira.

Você já ouviu certamente contar que uma vez foram banhados na mesma bacia o Menino Jesus e um garoto de nome Dimas. E que mais tarde, no monte Calvário, dois criminosos estavam na cruz, lado a lado com o Mestre de Nazaré. Pois bem, a mesma lenda conta que um deles era o Dimas. O mesmo garoto que se lavara na água em que Maria dera banho no Filho de Deus. E a história verídica do Evangelho afirma que a situação de tortura na cruz fez despertar no bom ladrão a borboleta que ele tinha escondida na sua larva, aparentemente tão repugnante.

Afinal, quem pode conhecer o que vai no coração das pessoas ? Elas podem ser amanhã arquitetos ou demolidores. Santos ou bandidos. Mártires ou carrascos.
No entanto, todas elas têm plantada na própria vida, desde o primeiro instante, a imagem viva de um Deus bom e amigo. Então, que não seja você no coração de ninguém, uma semente daninha que faz aí crescer o destruidor, o carrasco e o bandido.

Que não germine, em você nem nos  outros, a semente do ódio, que prepara hoje os malvados de amanhã. Espalhe somente sementes de amizade: elas acabarão com as prisões e patíbulos, e criarão um mundo de amigos.

Senhor do Céu, Criador do universo ! Você tornou-se tão pequenino a ponto de ser concebido na barriga da mulher Maria. Desperte, eu lhe peço, aquela bondade e beleza que Você mesmo plantou em cada uma de suas criaturas. Beleza e bondade que o tempo mau foi diminuindo. Faça brotar em todas a esperança de voltarem a ser, sempre mais, o que eram no início. Brilhe para todas a luz que nunca se apaga, lá no final do túnel. Que cada pessoa procure encontrar, bem dentro de si mesma, a felicidade que mora no íntimo da gente. Ela quer explodir para embelezar e transformar o mundo. E eu creio: essa felicidade oculta no meu ser, é Você, nosso Pai. 

( José Dias Goulart, O essencial é conviver )


Nenhum comentário:

Postar um comentário