domingo, 8 de julho de 2012

Anseio pelo infinito


"Nunca estamos contentes onde estamos".

O desejo grande que toda gente tem de descobrir coisas novas, outros mundos, é desse desejo que nasce o progresso. A bússola. Os grandes descobridores da América, do Brasil, das Índias, da Antártica. A máquina a vapor. A luz elétrica. A imprensa. O rádio. O cinema. A televisão. Os satélites artificiais. A viagem até a lua. A informática. Os raios lêiser e os robôs. A fibra  ótica. Os transplantes. E sabe Deus aonde o progresso poderá chegar !

Mas, o importante mesmo está na alma da gente: a paz, a satisfação de ser alguém, de se sentir pessoa realizada na vida.
Certa vez alguém me falou:

-Estou farto de tudo. Vou embora para longe daqui.
 Eu me lembro que lhe respondi:
-Não adianta você fugir. De você mesmo, você não escapa.
Claro que não adianta procurar, longe ou fora, a felicidade, que só pode florescer onde Deus a plantou: no coração de cada pessoa. Ela só se encontra onde a gente está.
Vicente de Carvalho, aí pelos anos de 1920, escrevia sobre o "Velho Tema":

" Essa felicidade, que supomos árvore milagrosa, que sonhamos toda arreada de dourados pomos, existe, sim, mas nós não a alcançamos, porque está sempre apenas onde  a pomos, e nunca a pomos onde nós estamos".

Você naturalmente lembra também aquilo que o chefe do trem dizia ao Pequeno Príncipe:
- "Só as crianças sabem o que estão procurando. Elas perdem tempo com a sua boneca de pano. E a boneca se torna importante para elas".
De fato, as crianças são capazes de ficar contentes onde estão e com o pouco que possuem.
- "Elas esmagam o nariz na vidraça do trem", disse o chefe.
Elas olham a paisagem. E se sentem felizes.
Pois bem. Todo mundo sabe que esta terra não é nenhum paraíso. No entanto, eu posso, se quiser, dar a minha parcela, para que ela tenha outra vez alguma coisa daquele jardim que ela era no princípio.
Porque, é importante saber: Mesmo não tendo tudo o que desejaria, eu sou feliz, principalmente quando ajudo outros a serem felizes comigo. Vendo a alegria ao meu redor, só com isso eu me sinto mais eu. E quando penso sinceramente assim, é porque já descobri o meu caminho. E ele me faz enxergar muito adiante.
Eu posso, devo e quero fazer deste mundo um pequeno paraíso de gente que  se quer bem e se ajuda. Mas, não vou deixar meus olhos pregados apenas neste  chão. Quero contemplar, muito além do horizonte, algo bem melhor que espera por todos.
Porque, eu sei : A minha felicidade aqui não é um sonho, nem há de terminar na campa. No entanto, por mais que eu me sinta feliz, sempre haverá, no meu profundo, um desejo de algo ainda maior. É o anseio de mergulhar no Infinito de Deus.

Pai do Céu ! Você é a fonte da alegria e da paz. Só em Você eu posso encontrar aquilo que vivo procurando: a minha felicidade. Já andei terras. Já vi tanta gente diferente. Querendo ou não, todos me garantem a mesma coisa: Aonde eu for, a felicidade irá comigo. Eu tenho esta certeza, Pai: Quando recebi a vida no seio de minha mãe, Você  deixou gravada em mim aquela marca do Infinito que Você é. E é dentro de mim que eu procuro, e hei de encontrar: a paz, a felicidade, Você. Faça que eu olhe, que eu enxergue o meu interior. Me ajude, Pai, a ajudar os meus semelhantes. Um, dia, eu sei, a felicidade que começa aqui, será completa quando eles comigo, e todos nós com Você, sentirmos a realização total do nosso sonho de bem-aventurança.


( Extraído do livro, O essencial é conviver, lições de uma criança para pequenos e grandes, José Dias Goulart )

Nenhum comentário:

Postar um comentário