quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quando chega o desespero


Teresa de Lisieux, a pequena Teresa, é uma grande sábia dentre os santos. Ela morreu cedo, quando ainda era uma jovem carmelita. Num clima de espiritualidade estreita e amedrontadora, predominante na época, ela encontrou a coragem de descobrir para si o pequeno caminho do amor cotidiano. Ela jogou fora todo o complicado sistema espiritualista que lhe foi imposto, e passou a confiar no amor. Apesar da pouca idade, ela tinha uma consciência profunda do mistério do ser humano. Essa grande conhecedora da alma escreve: " Quando o desespero nos acomete, geralmente pensamos demais no passado e no futuro". Ficamos desesperados porque no passado não fomos tão perfeitos como gostaríamos de ter sido e olhamos amedrontados para o futuro. O único caminho para nos libertarmos do desespero é nos colocarmos totalmente no momento presente. Agora, neste momento, eu vivo diante de Deus. E agora estou cercado pelo seu amor. Isso me basta. O que foi e o que virá não me preocupa, e não me criará nenhuma preocupação.

( Anselm Grün )

Nenhum comentário:

Postar um comentário