terça-feira, 27 de março de 2012

A grande ocupação


" Este é o único que se ocupa de outra coisa que não é ele mesmo".

    O Pequeno Príncipe, lá no menor de todos os planetas que visitou, ouviu do acendedor de lampiões:
    -"Quem acende um lampião, é como se fizesse nascer mais uma estrela, mais uma flor. Quando o apaga, porém, é uma estrela ou flor que adormecem. É uma ocupação  bonita. E é útil, porque é bonita".
    O menino então pensou:
    -"O acendedor de lampião é o mais inteligente de todos aqueles que eu vi, porque é o único que se ocupa com outra coisa que não é ele mesmo".
    Pois é. Na vida, muitos lampiões a gente vai acendendo, e outros vai apagando. Momentos felizes, e momentos de tristeza ou sofrimento. Dias de luz e alegria. Horas de amargura e escuridão. Que importa se o sol brilha lá fora, quando a alma da gente está na escuridão da dor e do abandono?
    No entanto, a escuridão é a gente mesma quem faz. Experimente! Feche bem os olhos. Não fica tudo escuro? Então, quem ilumina mesmo, são os olhos. Sem eles, ou com eles fechados, tudo fica tão escuro! De olhos abertos, a luz invade a gente. Por isso é que Jesus falava:
    -"O teu olho é a luz do teu corpo. Se o teu olho é sadio, o teu corpo todo está na claridade. E se o teu olho está doente, todo o teu corpo fica na escuridão".
    Pois a gente já ouviu também muitas vezes aquela frase simples, porém muito interessante:
    -"É melhor acender um lampião, do que gritar contra a escuridão".
    Não há dúvida. Quando a gente procura clarear o caminho para os outros, sente tal satisfação, que parece tudo brilhar ao redor. É que a alma parece saltar dos olhos, essas janelas onde o coração se debruça.
    Por isso também é que Jesus repetia:
    -"Felizes são aqueles que têm o coração limpo e bom. Eles podem ver Deus".
    E quem é bom, vê bondade em tudo e em todos. E sente a presença de Deus no céu, na luz, na lua, no sol e nas estrelas. Na terra, nas plantas e nos animais. No mar, nas ondas e nas praias. E principalmente, vê Deus em todos os homens e mulheres. Vê tudo bonito. E porque vê tudo bonito, procura ser útil. Iluminado, com entusiasmo e coragem, a vida de muita gente.
    Quem por dentro vive iluminado no amor e na bondade, torna-se  farol que clareia o caminho dos outros.
    Até sem ver, uma pessoa de bom coração enxerga na escuridão. Porque, como diz o Pequeno Príncipe:
    -"Só se vê bem com o coração".
    É ainda o Mestre de Nazaré quem garante:
    -"Vocês podem ser luz para o mundo. Podem ser sal que conserva esta vida na terra e lhe dá sabor"!

( José Dias Goulart, O essencial é conviver )

Nenhum comentário:

Postar um comentário