segunda-feira, 19 de março de 2012

Quando o deserto e o silêncio falam


" Do alto da montanha...o eco responde".

O Pequeno Príncipe escalou uma grande montanha. Era tudo silêncio. Ele então falou. E o eco ia repetindo:

   - "Esses humanos são esquisitos...itos...itos...itos...Que planeta mais engraçado...ado...ado...ado...Os homens não tem imaginação...ão...ão...ão... Só vivem repetindo tudo o que a gente diz...iz...iz...iz..."

Então ele continuou baixinho:
   -"No meu planeta, eu converso com a minha flor. Ela fala comigo. E eu falo com ela".
     Se a gente soubesse como é bom conversar, trocar idéias, rir, falar, ter alguém com quem desabafar...Todo mundo sabe disso. Todo mundo sente. No entanto, por todo lado é silêncio. Nas cidades, então, é demais. Cada vez as pessoas se falam menos. Por que? Será por não terem nada pra dizer? pra comunicar?

    Certamente que não, pois no deserto, entre dunas de areia, a gente conversa até com o pó, com as estrelas, com o sol e com a lua. Tudo fala! Tudo canta!
    Mas, no meio da gente, que deserto! Por que ? É que o deserto não está do lado de fora. Está no interior da gente.
    As pessoas se trancam dentro de si mesmas. Procuram só os próprios interesses. São egoístas. Esquecem que os outros existem. Então, não enxergam mais nada. Mais ninguém. Não conversam. Não se comunicam. Fazem da própria vida um deserto.

    E nesse longo silêncio se sente a falta de uma conversa amiga. Como no deserto se suspira por um pouco d'água.
    Fale! Converse! Porque, se o silêncio fosse sempre de ouro, os cemitérios seriam campos de garimpeiros.
    Não se preocupe tanto em fazer censura a si mesmo. Ou falar somente o necessário: pode acabar ficando mudo. Lembre-se: A natureza humana é profundamente comunicativa. Até nos montes vazios, o eco responde.
    Mais uma vez: comunique-se! E mesmo na sua solidão, você estará conversando. Como a tempestade lembrava para os antigos a presença e a voz de Deus. Porque, para quem sabe ouvir, o silêncio fala ainda mais forte do que o trovão.


Pai do céu! Deus de imensa bondade! Você transferiu para cada pessoa tudo o que de bom existe em Você: amor, bondade, carinho, alegria, comunicação. Tudo são flores, onde não existe o deserto do egoísmo. Onde as pessoas não se fecham dentro de si mesmas. E Você quer, Pai, que a gente se comunique. Não importa, acima de tudo, é a gente ser gente no meio da gente. Como Você, Pai, quis que o seu filho Jesus vivesse aqui, gente comum da gente. Falando com as pessoas. Sentindo as dores do mundo. Sofrendo ao ver tanta gente sofrer. E morrendo, para ninguém mais morrer. O exemplo de Jesus é que nos garante: Com Você, Pai, até o deserto do sofrimento e o silêncio da amargura falam bem alto, comunicando amor e fazendo todo mundo sentir e vibrar num só coração.

O essencial é conviver, Lições de uma criança para pequenos e grandes,José Dias Goulart )

Nenhum comentário:

Postar um comentário