segunda-feira, 12 de março de 2012

O Planeta mais famoso

" Nós escrevemos coisas eternas".

O universo foi criado para manifestar a bondade do Criador. Ele fez os animais, as aves, os peixes, as plantas. E por fim, os homens e as mulheres.
Tudo respira um ar só, que se chama  "amor", o sopro de Deus.
E por que tanta gente não sabe amar, se é tão bom querer bem ?
Um dia, lá na Palestina, vinte século atrás, Jesus de Nazaré dizia:
  - "Poderão desaparecer o firmamento e a terra, com o que eles têm. Mas do que eu digo, não cairá nem sequer um pingo de i. Tudo há de se cumprir exatamente como eu estou falando".
E o que é que ele dizia? Muita coisa, que se resume na sua herança em forma de mandamento:
  -"Amai-vos uns aos outros, com eu vos amei".Em outras palavras:
-"Todos vocês, tenham sempre amor e amizade uns para com os outros, como eu tenho amor e amizade com todos. Porque todos são filhos e filhas do meu Pai que está no céu. Ele cuida das aves.Ele trata as flores do campo. Não irá cuidar de vocês, que são meus irmãos e irmãs?"

Pois hoje, com o nosso Pequeno Príncipe, vamos encontrar o velho geógrafo, aquele sábio que estudou os continentes, ilhas, mares, oceanos, lagos, países e cidades...E o geógrafo disse:
  -"Nós escrevemos coisas eternas...É muito raro um monte trocar de lugar. É muito raro um oceano ficar vazio".

Depois, o velho geógrafo aconselhou o Príncipe a visitar o planeta. E disse: 
  - "A Terra é um planeta que goza de grande fama...

E dizer que o velho professor certamente nem pensava no acontecimento estupendo que as criaturas jamais poderiam imaginar. Fato que nós bem conhecemos, mas que nem sempre valorizamos devidamente:
  -Foi neste nosso planeta Terra, tão minúsculo diante dos mundos imensos de astros e estrelas bem maiores...foi aqui entre nós, neste nosso mundo tão agitado e sofrido, que um dia - faz dois mil anos - o próprio Deus se fez mortal como nós, e armou entre nós a sua tenda, para morar entre as suas criaturas, de maneira visível, durante trinta e três anos. Tão grande amor, só podia ensinar e despertar amor!

Um Deus imenso, que o universo inteiro não pode conter, se escondeu em nosso pequeno mundo terreno, para morar e viver na vida de cada ser humano, humano também ele.
Pois bem. Um brilho, ainda que pálido, e uma voz, ainda que fraca, fazem ver e ouvir, neste céu imenso e nesta terra tão pequena, porém cheia de vida, a luz de um Ser que ninguém vê, e o murmúrio de sua voz que muitos fazem questão de não escutar.
No entanto, ele continua morando neste nosso planeta, embora de maneira não visível. Porém vibrando nos homens e mulheres de boa vontade.



Pai Celeste ! Deus de imenso amor e bondade! Existe por acaso algo melhor do que amar?Claro que não ! Tudo respira amor. Tudo convida a gente a se querer bem. Não dá pra entender, Pai, por que tanta guerra e tanto ódio. Ver, ao contrário, um campo coberto de trigo e café, de feijão e arroz. Ou branco de algodão. Ou perfumando flores e frutas pra todo gosto. Pássaros voando. Gado pastando. Peixes pequeninos e enormes em rios, lagos e mares. E na cidade, tanta gente que vai e que vem, numa confusão organizada, cada um com seus problemas, preocupações, alegrias e desafios. Mas por que, Senhor, por que a gente não haveria de se querer bem? Faça, Pai, que ninguém se queira mal ou despreze alguém. Que cada um encontre o seu caminho. E que se sintam todos muito felizes. Porque o seu Filho, nosso irmão, mora bem aqui no meio de nós.

( O essencial é conviver, Lições de uma criança para pequenos e grandes,
José Dias Goulart )

Nenhum comentário:

Postar um comentário