quinta-feira, 29 de março de 2012

Perseverar no amor


2742- "Orai sem cessar" ( 1 Ts 5,17 ), "sempre e por tudo dando graças a Deus Pai, em nome de nosso Senhor, Jesus Cristo" ( Ef 5, 20 ), "com orações e súplicas de toda sorte, orai em todo o tempo, no Espírito e, para isso, vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Ef 6,18 ). "Não nos foi prescrito que trabalhemos, vigiemos e jejuemos constantemente, enquanto, para nós, é  lei rezar sem cessar". Esse ardor incansável só pode provir do amor. Contra nossa pesada lentidão e preguiça, o combate da oração é o do amor humilde, confiante e perseverante. Esse amor abre nossos corações para três evidências de fé, luminosa e vivificantes:

2743- Orar é sempre possível: o tempo do cristão é o de Cristo ressuscitado que "está conosco todos os dias"  ( Mt 28,20 ), apesar de todas as tempestades. Nosso tempo está nas mãos de Deus:

É possível até no mercado ou num passeio solitário fazer uma oração freqüente e fervorosa. Sentados em vossa loja, comprando ou vendendo, ou mesmo cozinhando.

2744- Orar é uma necessidade vital. A prova contrária não é menos convincente: se não nos deixarmos levar pelo Espírito, cairemos de novo na escravidão do pecado. Como o Espírito Santo pode ser "nossa Vida", se nosso coração está longe dele?

Nada se compara em valor à oração; ela torna possível o que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que caia em pecado o homem que reza".

Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena.

2745- Oração e vida cristãs são inseparáveis, pois se trata do mesmo amor e da mesma renúncia que procede do amor. Trata-se da mesma conformidade filial e amorosa ao plano de amor do Pai; da mesma união transformadora no Espírito Santo, a qual nos conforma sempre mais a Cristo Jesus; trata-se do mesmo amor por todos os homens, aquele amor com que Jesus nos amou. "Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome Ele vos dará. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros" ( Jo 15, 16-17 ). 

Ora sem cessar aquele que une a oração às obras e as obras à oração. Somente dessa forma podemos considerar como realizável o princípio de orar sem cessar.

( CIC 2742,2743,2744,2745 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário